quinta-feira, 9 de julho de 2015

LINA BO BARDI


 
 
Achillina Bo, mais conhecida como Lina Bo Bardi, nascida em Roma 05.12.1914, foi uma arquiteta modernista, casada com o crítico de arte Pietro Maria Bardi. É conhecida por ter projetado o MASP-Museu de Arte de São Paulo, Sesc Pompéia-SP entre outras grandes obras de arquitetura.
Lina foi revolucionária e manteve intensa produção cultural até o final de sua vida em 1992
 
Frases de Lina: 
"Eu tenho projetado algumas casas, mas só para pessoas que eu conheço. Tenho horror em projetar casas para madames, onde entra aquela conversa insípida em torno da discussão de como vai ser a piscina, as cortinas (...) Gostaria muito de fazer casas populares."
 

 
A frase mostra o estilo pessoal de Lina e o seu horror à futilidade. Seus projetos, como a Casa Valéria Cirell e o Sesc Pompéia, refletem essa marcante característica. Completamente antifeminista, afirmava “Como ser feminista? As feministas tem voz de galinha e falta de conteúdo”.

Aconselho não deixar de visitar a Casa de Vidro no bairro do Morumbi em São Paulo-SP
Arquitetura marcante, inspiradora e poética.
EU INDICO: Instituo Lina Bo e Pietro Maria Bardi.

Para saber mais:


Nenhum comentário:

Postar um comentário